A tecnologia, em seu sentido amplo, sempre esteve relacionada aos avanços alcançados pela humanidade. A partir do século XX, entram em cena as tecnologias de informação e da comunicação, impulsionadas pelo uso de computadores e da internet. Tais ferramentas têm dado enorme contribuição à modernização da administração pública, mas elas só mostram eficácia efetiva quando seus resultados beneficiam de forma direta a sociedade por meio da simplificação e da desburocratização de processos da prestação de serviços ao cidadão e do uso dos dados produzidos na melhoria da vida da coletividade.

Também nesse sentido, a administração pública brasileira também passou a ter, notadamente a partir da segunda metade do século passado, avanço acentuado na incorporação e no desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação. Contudo, vale destacar, acredito que é preciso fazer com que modernização da gestão pública se torne cada vez mais perceptível ao cidadão, facilitando sua relação com o poder pública e reduzindo custos dos serviços.

O desenvolvimento tecnológico da administração pública também precisa ser acompanhado pela plena possibilidade de acesso da sociedade a tais ferramentas. Isso depende, em grande parte, de suas condicionantes essenciais: poder aquisitivo e educação/instrução. Sem isso, o conjunto da cidadania não terá condições efetivas de interagir e usufruir da modernização do Estado, perpetuando, assim, a lógica de um Estado só pode ser alcançado pelos estrados sociais privilegiados economicamente.

O desenvolvimento tecnológico da administração pública não é, portanto, um fim em si mesmo. Os recursos públicos destinados à busca e à incorporação de novos sistemas e ferramentas que tornem a atividade pública mais ágil e eficaz não podem impactar somente aqueles que estão envolvidos com o gerenciamento e operacionalização.

É necessário que o cidadão também usufrua desses avanços em sua plenitude, desde a saúde à educação, passando por outras áreas igualmente essenciais, como a segurança pública, a assistência social.

Fale conosco

SHIS QL 22 Conjunto 5, Casa 1 Lago Sul, Brasília - DF - CEP 71650-255
Rua Lauro Muller, nº 116, Sala 2405, Torre Rio Sul, Botafogo, Rio de Janeiro - RJ - CEP 22.290-160